Nem aço, nem silêncio: como as tarifas dos EUA ensaiam um novo tipo de intervenção no Brasil
INTRODUÇÃO
Quando o governo dos Estados Unidos anunciou a ameaça de tarifas de 25% sobre exportações brasileiras — utilizando justificativas frágeis como o funcionamento do Pix e supostas irregularidades no setor agropecuário — não se tratou de um simples desacordo comercial entre dois países. Tratou-se da tentativa de impor, por meios econômicos, o que antigamente se impunha por meio de tanques e golpes de Estado.
Para o público progressista brasileiro, é fundamental compreender: sanções seletivas e tarifas punitivas são a nova face da interferência estrangeira em países periféricos. Diferentemente do intervencionismo militar clássico, esse modelo tem a vantagem (para Washington) de ser negável, pulverizado e de difícil responsabilização imediata. Mas seus efeitos são tão reais quanto os de um bloqueio naval: desemprego, inflação de importados e desestabilização política.
Este artigo analisa o contexto, os interesses em jogo e, sobretudo, o que as forças democráticas e populares podem fazer diante desse ataque à nossa soberania.
1. O pretexto e a verdade: o que os EUA realmente querem com o Brasil
A Casa Branca justifica sua ameaça tarifária com dois argumentos centrais:
- Que o sistema de pagamentos instantâneos brasileiro (Pix) supostamente dificultaria o rastreamento de transações — tese tecnicamente frágil e amplamente rebatida pelo Banco Central e por especialistas.
- Que o agronegócio brasileiro estaria submetido a condições trabalhistas e ambientais que justificariam "medidas corretivas" unilaterais — ironia histórica vinda de um país que não ratificou sequer convenções fundamentais da OIT e que abandonou o Acordo de Paris por quatro anos.
A verdade, porém, é mais clara e menos técnica:
Os Estados Unidos não toleram um Brasil com autonomia cambial, tecnológica e diplomática. A entrada ativa do país nos BRICS, a defesa de uma arquitetura financeira multipolar e o sucesso do Pix (que retirou bilhões de reais do sistema de bandeiras de cartão — majoritariamente norte-americanas) são vistos como afrontas. Não por acaso, a ameaça tarifária vem acompanhada de pressões para que o Brasil alinhe sua política externa automaticamente a Washington.
2. O efeito eleitoral invisível: desestabilizar para influenciar
Nenhuma sanção econômica ocorre no vácuo. O calendário importa. Com eleições presidenciais previstas para outubro de 2026, as tarifas americanas cumpririam um papel objetivo: gerar ruído econômico suficiente para deteriorar a percepção de bem-estar da população.
Quando um país sofre restrições às suas exportações em um ano eleitoral, o efeito cascata é previsível:
- Dólar mais caro → alimentos e combustíveis mais altos.
- Retração de setores exportadores → demissões e arrocho salarial.
- Incerteza jurídica sobre o comércio → investimentos postergados.
A direita brasileira, internamente, tem feito o papel esperado: em vez de defender os interesses nacionais, alguns setores da oposição já classificam as tarifas como "consequência da ideologia petista" — um exercício de autossabotagem que só se explica pela disposição de internacionalizar o conflito doméstico em troca de vantagens eleitorais.
O que está em jogo, portanto, não é apenas uma disputa tarifária, mas a capacidade do povo brasileiro de escolher seu destino sem ser punido por isso.
3. Para além do protesto: o que o campo progressista pode fazer?
Diante desse cenário, a simples indignação moral não basta. São necessárias medidas concretas, no plano interno e externo:
No plano diplomático: o Brasil deve atuar em bloco — Mercosul, BRICS, Aliança do Pacífico progressista — para construir uma resposta coordenada. Sanções unilaterais de uma potência violam o espírito da OMC e do direito internacional. Isolar o contencioso e levá-lo a foros multilaterais é uma estratégia que dilui o poder de chantagem de Washington.
No plano econômico interno: é urgente acelerar a desdolarização do comércio bilateral com outros grandes parceiros (China, Rússia, Índia, África do Sul) e ampliar mecanismos de compensação para os setores exportadores que vierem a ser prejudicados. O Fundo de Defesa das Exportações Brasileiras, proposto por setores do governo, precisa sair do papel.
No plano comunicativo: a esquerda e a centro-esquerda não podem repetir o erro do passado, que foi reagir sempre depois do dano consolidado. É preciso antecipar, explicar e responsabilizar. As tarifas não são um "acidente de percurso" — são política deliberada de contenção de potências emergentes. Cada variação cambial ou aumento de preço precisa ser didaticamente conectada à medida externa que a causou.
4. O que está em jogo em outubro de 2026
As eleições de 2026 ocorrerão num ambiente de tensão geopolítica aberta. Não se trata de alarmismo: a própria história recente da América Latina mostra que os EUA intensificam pressões econômicas em anos eleitorais em países governados por forças progressistas (Honduras, Bolívia, Venezuela, Nicarágua, Argentina, Brasil em 2014-2018).
O diferencial, agora, é que o governo brasileiro tem instrumentos para reagir. O Pix, a moeda digital soberana em estudo, os acordos bilaterais em moedas locais com parceiros estratégicos e a articulação nos BRICS são contrapoderes econômicos reais. Defender esses instrumentos não é "petismo" ou "lulismo" — é defesa nacional, no sentido mais clássico do termo.
CONCLUSÃO
Tarifas punitivas e sanções seletivas não são "medidas técnicas". São atos de guerra econômica, com objetivos políticos explícitos: desorganizar a produção local, fragilizar o governo democraticamente eleito e influenciar o resultado eleitoral.
Para o leitor de esquerda e centro-esquerda, a lição é clara: defender a economia brasileira hoje é defender a soberania popular amanhã.
Não se trata de nacionalismo retrógrado, mas de realismo estratégico. O mundo entrou numa fase de disputas abertas entre projetos de poder. O Brasil tem o direito — e o dever — de escolher seu próprio caminho, sem pagar pedágio para quem insiste em nos tratar como quintal.
Se as tarifas vierem, que nos peguem mobilizados, informados e articulados. E, acima de tudo, que nos peguem resistindo — não com isolamento, mas com mais democracia, mais multilateralismo e mais integração regional.
Comentários
Postar um comentário